quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Curso que temos

Segundo o site da UFRA, o Objetivo do curso de Engenharia de Pesca é "formar profissionais de nível superior de natureza especializada, envolvendo supervisão, planejamento, coordenação ou execução em maior grau de complexidade no que concerne ao aproveitamento de recursos naturais aquícolas, a cultura e a exploração de riquezas biológicas, marítimas, fluvial, lacustre e de várzeas, pesca e sua industrialização, seus serviços afins e correlatos.
Além disso, promover o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da pesca e das ciências correlatas com a finalidade de capacitar pessoal técnico, bem como, produzir ciência e tecnologia para a exploração eficiente dos recursos pesqueiros naturais e para a criação artificial de espécies animais e vegetais aquáticos." 
Contudo, quando nos deparamos com a realidade do nosso curso, vemos que tudo é bastante diferente do que nos é apresentado, quando entramos na universidade, por exemplo:o navio de Pesquisa Almirante Paulo Moreira, atracado na varzea deveria ser um ponto de apoio para nossas aulas práticas assim como a Estação de Castanhal e deveríamos contar com um Laboratório de Reprodução (larvicultura e produção de alevinos) de peixes a ser implantado no municipio de salinópolis. Entretando isto está bem distante de nossas espectativas pois: o navio Paulo Moreira ainda hoje não foi reformado, os discentes que menos frequentam a estação de Castanhal, contraditóriamente, são os de pesca e o nosso laboratório de reprodução ainda não saiu do papel.
Estamos cansados de chegar no ISARH e não termos aula, estes são só alguns do problemas que enfrentamos cotidianamente. 
E para completar só nesse inicio de ano a Presidente Dilma cortou 3,1 bilhão de verbas para a educação. Já estamos sofrendo com esses cortes, o dinheiro referente à diárias e passagens está reduzido o que significa que não receberemos ajuda de custo para nossas aulas práticas. Além do mais 10% das verbas de custeio também foram cortadas, teremos que economizar energia, água, combustível e etc. O que precarizará a nossa infra-estrutura, logo o nosso curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário